Críticas

WipEout 2048

21.Fev.2012 17:56

Com muitos méritos e muito divertido mas com limitações claras na nova portátil.

WipEout já conta com muitos anos de atividade na PlayStation no seu curriculum.

Presente em todas as plataformas da Sony, desde o lançamento do original em 1995 na primeira PlayStation, ainda por uma Psygnosis independente antes de ser adquirida pela Sony e ser transformada na Liverpool Studios da empresa.

Aceleramos para 2012 e para a PlayStation Vita, onde WipEout 2048 apadrinha a nova portátil acompanhando o lançamento da consola no território europeu.

WipEout é bom. A série de corridas com veículos flutuantes e futuristas apresenta-se frenética, com uma banda-sonora tecno com claro investimento na produção e gráficos sem falhas.

Não há muito que se possa dizer sobre a jogabilidade do título que já não tenha sido dita em análises anteriores da série. WipEout 2048 não apresenta enormes inovações na fórmula já estabelecida, e somos rapidamente encaminhados para cada pista que se vai repetindo mais à frente com novos desafios e objetivos para espremer um pouco mais cada um dos 10 circuitos incluídos no título.

De resto temos as já clássicas armas e escudos e uma variedade animadora de veículos cuja escolha certeira pode ser decisiva no sucesso de um ou outro desafio.

Os problemas de carregamentos excessivamente longos entre pistas que encontrámos na versão que testámos serão, segundo a Sony, resolvidos no dia de lançamento com uma atualização do jogo, pelo que não deverá ser um problema que os jogadores encontrem quando entrarem no título.

A experiência na Vita, apesar de agradável, divertida e graficamente recompensadora, apresenta no entanto uma limitação que pode manter distante alguns jogadores mais conhecedores da série e menos dispostos a comprometer a jogabilidade a que se habituaram em títulos recentes. Na portátil, o jogo é executado a 30 frames por segundo, o que significa que o título é menos fluido e menos suave do que os primos da consola doméstica que são executados a 60 frames por segundo.

Não quer isto dizer que verão WipEout 2048 a sofrer de engasgos ou que se vão deparar com um título de corridas impossível de jogar. Os 30 frames são estáveis e a sensação de velocidade continua bem vincada. Mas a experiência premium desta série não é definitivamente encontrada na PlayStation Vita. 

Explorada a componente singleplayer, WipEout 2048 dá uso à PlayStation Network e propõe corridas online, com jogadores da PlayStation Vita e da PlayStation 3. Esta possibilidade de jogo cruzado entre plataformas diferentes é bem vinda e um sinal do que pode ser esperado no futuro dos jogos da PlayStation Vita.

O modo online é pobre em opções e o jogo esforça-se por emparelhar jogadores o mais rapidamente possível e iniciar a corrida sem obstáculos, mas a Liverpool Studios garantiu que o suporte para o jogo não termina aqui e que futuras atualizações vão diversificar as opções do título.

De elogiar é a ausência de comandos de toque ou movimento obrigatórios. É possível jogar WipEout 2048 inclinando a consola para um lado e para o outro, mas este esquema de controlo é totalmente opcional, e a hiper sensibilidade do giroscópio da PlayStation Vita vai manter esta opção desativada para quase todos. O ecrã de toque foi remetido para navegação em alguns menus, e é bom ver um estúdio da Sony a não forçar as inovações da PlayStation Vita em títulos nos quais não fazem sentido.

WipEout 2048 traz as corridas já familiares aos jogadores PlayStation para a nova portátil e é um jogo com muitos méritos e algumas limitações impostas pela nova plataforma.

Sem nunca deixar de ser divertido, pode no entanto representar uma experiência pouco duradoura e menos polida que pode desagradar a alguns fãs mais acérrimos da série.

@Bruno Malveiro

WipEout 2048

Lançamento: 22 de Fevereiro de 2012

Pontuação GameOver

Geral 77
Gráficos
 80
Som
 95
Jogabilidade
 87
Longevidade
 70

Pontuação Utilizadores

21
45 votos
*A pontuação geral não é a média das restantes.

Relacionados

Vídeos

play

WipEout 2048 - Introdução com comentário

23.Jan.2012

Duração: 00:05:11

play

PS Vita: WipEout 2048 em trailer

16.Set.2011

Duração: 00:01:52

play

[GC 2011] WipEout 2048: Vídeo

17.Ago.2011

Duração: 00:01:59

Sugerimos também

Comentários