Notícias

PlayStation vai editar jogo português

18.Dez.2015 13:27

Os 20 projetos portugueses finalistas dos Prémios PlayStation foram mostrados ao júri da Sony e imprensa.

A Sony refere que recebeu mais de 50 candidaturas de projetos destinados ao grande Prémio PlayStation, o que deixou a equipa surpreendida pela adesão. “Com cerca de um mês como prazo de entrega, pois a iniciativa foi revelada durante a Lisboa Games Week, não contávamos com tantos projetos. Optamos por dar apenas este prazo de entrega para não perdermos a edição deste ano, em sintonia com Espanha, caso contrário teríamos de adiar para o próximo ano a iniciativa”, refere Sandra Páscoa, responsável ibérica da PlayStation.

O grande prémio é aliciante para muitos dos candidatos, uns ainda estudantes, outros pequenos estúdios a dar os primeiros passos. Mas também há alguns projetos bem encaminhados, que procuram uma oportunidade de os lançar na PSN. O projeto vencedor terá acesso a um espaço físico para trabalhar em Lisboa durante 10 meses, um incentivo monetário de 10 mil euros, o óbvio acesso ao kit de desenvolvimento da PS4 e ainda, na altura de lançamento, uma campanha promocional nos canais da PlayStation avaliada em 50 mil euros.

Dos 20 presentes, houve propostas para todos os gostos, mas igualmente em diferentes estágios de produção. Houve aborrecidos “pitchs” de conceitos, baseados em artwork e power points, pequenos trailers de teasing, vídeos de gameplay, e claro, versões jogáveis disponíveis para os participantes do evento, sobretudo projetos em produção há mais tempo.

A Sony refere que destes 20 serão apurados 10 projetos para uma derradeira gala de entrega de prémios, onde além do grande vencedor serão referenciados outras categorias secundárias, como o jogo mais inovador, a melhor arte, a melhor utilização das plataformas PlayStation, melhor título infantil e o prémio imprensa, onde a BGamer teve direito a voto.

Antecipando a gala final, a BGamer decidiu escolher os seus vencedores nas diferentes categorias, mas deixamos no secretismo a nossa escolha de imprensa.

Jogos Mais Inovadores 

Shrouded Sun

Ainda que apresentado como conceito e suportado por algumas animações embrionárias, a equipa da Adamastor Studio conseguiu transmitir as suas ideias, que ao serem concretizadas podem ser bem interessantes. Os jogadores assumem um poderoso samurai, que durante um combate com um gigantesco dragão metálico acaba cego, devido ao contacto com os fluídos corrosivos, esguichados após a decapitação da criatura. 

O jogo assenta em combates com espadas, com a equipa a dar referências óbvias de Metal Gear Rising e Red Steel como inspiração, em que podem atingir os membros do corpo dos inimigos. Por fim, a inspiração no jogo Perception, na exploração das faculdades de cegueira do protagonista, recorrendo ao som e ao vento para salientar os elementos do cenário. Imaginem o Dare Devil… O estúdio procura traduzir esta experiência na realidade virtual, se vencer o grande prémio.

Ver página seguinte »

Relacionados

Sugerimos também

Comentários