Notícias

Parabéns, Atari 2600

15.Out.2012 10:59

Recordamos uma das consolas mais importantes na indústria dos videojogos.

A Atari 2600 comemora 35 anos de existência. Considerada uma das consolas mais importantes para a indústria dos videojogos, vendeu acima dos 30 milhões de unidades nos Estados Unidos da América e cimentou a plataforma como uma nova forma de divertimento, levando as consolas até às salas de estar das famílias nas décadas de 1970 e 1980.

Lançada em 1977, e anteriormente apelidada de VCS (Video Console System), a Atari 2600 revolucionou a indústria e criou os alicerces indispensáveis para o mercado dos videojogos, hoje mais forte que nunca. Utilizando a simplicidade no design dos seus jogos, apostando na repetição e procura por uma maior pontuação, apresentou também os cartuchos, que marcaram presença nas consolas até ao final dos anos 1990, que aumentaram o seu catálogo de títulos disponíveis, e ofereceu uma maior variedade aos seus consumidores (até então, impensável devido à existência de consolas, e clones, das máquinas Pong).

A Atari 2600 permaneceu intocável até ao início dos anos 1980, apresentando aos jogadores clássicos como Asteroid, Missile Command, Space Invaders, Centipede, Pitfall, Adventure (considerado pela comunidade como o primeiro jogo de aventuras nas consolas), que pavimentaram a jogabilidade e importância dos videojogos ao longo dos anos. Apesar de não estar isente de autênticos desastres, como os infames Pac-Man (muito inferior à versão original nas arcadas) e E.T. The Extra-Terrestrial, a sua fama perdurou e manteve-se forte até à queda do mercado em 1983.

Apesar da criação de novas plataformas, como a Atari 5200 e 7800, nenhuma conseguiu apoderar-se do mercado como a original, mantendo-se acima das suas supostas sucessoras no mercado. Com a abertura da produção de novos jogos por outras companhias, a Atari 2600 conseguiu criar um leque de títulos invejável e variado, mas foi também uma das causas que levaram à redução da sua importância. Com tantos jogos disponíveis, alguns não conseguiam atingir a qualidade que os clássicos originais apresentavam, criando uma verdadeira enchente de conteúdos no mercado e criando confusão nos seus consumidores.

Com o lançamento de um novo modelo, mais económico, e com a possibilidade de correr uma maior variedade de jogos, o 2600 Jr. (nome não oficial) manteve a consola relevante após a queda do mercado e durante a sua ressurreição em 1985, com o lançamento da Nintendo Entertainment System (NES). Apesar de não conseguir rivalizar com a gigante japonesa, a consola da Atari continuou a ser vendida até ao início dos anos 1990, tendo sido oficialmente retirada do mercado 14 anos após o seu lançamento. Nenhuma consola conseguiu igualar o número da Atari 2600 e esta é ainda hoje a plataforma mais vendida nos Estados Unidos da América.

É impossível delinear a importância da indústria dos videojogos se a Atari 2600 não tivesse existido e sido implementada no seio das famílias. É ainda hoje uma das consolas mais respeitadas pela comunidade de jogadores, que ainda produzem versões caseiras de novos videojogos, como uma versão de Halo, para a plataforma da Atari. É um enorme caso de sucesso e a base para a criação da indústria multimilionária dos nossos tempos.

Parabéns, Atari 2600, e obrigado.

Conteúdo: BGamer

Relacionados

Sugerimos também

Comentários